fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O relatório da GlobalData ‘Hydrogen‘ revela que a economia do hidrogênio está atualmente em sua fase crítica de desenvolvimento, já que o aumento na demanda que era esperado em 2020, quando planos ousados de descarbonização da indústria foram anunciados , não está se realizando. À medida que mais indústrias, como aço, transporte e energia, tentam descarbonizar suas operações, a demanda por hidrogênio de baixo carbono deveria crescer.
De acordo com o relatório, cerca de 83% da capacidade de hidrogênio de baixo carbono que entrará em operação até 2030 deve vir de usinas de hidrogênio verde, enquanto o restante é de hidrogênio azul. As capacidades de hidrogênio roxo e turquesa devem ser minúsculas. Apenas cerca de 2% da capacidade total esperada até 2030 está atualmente operacional.
Para Ravindra Puranik, analista de petróleo e gás da GlobalData, o destino e ímpeto do energético nos próximos anos serão decididos por como as coisas se desenrolarão no futuro próximo. Ele conta que há uma necessidade de expansão da rede de distribuição de hidrogênio em escala, o que inclui a adição de novos gasodutos. Várias empresas de petróleo e gás anunciaram novas usinas de hidrogênio azul e verde, que devem estar operacionais até 2030.
Convencionalmente, o hidrogênio tem sido consumido na indústria de petróleo e gás como um reagente no setor de refino e como matéria-prima no setor petroquímico. A demanda da indústria de petróleo e gás continuará sendo o principal impulsionador do hidrogênio no futuro previsível. Espera-se que uma demanda adicional por esta commodity surja de indústrias como metalurgia, geração de energia e transporte.
Para o analista, houve um grande salto nos anúncios de projetos de H2 de baixo carbono nos últimos anos, à medida que as indústrias revelaram planos de descarbonizar as operações. Quase 75% desses projetos estão em fase de viabilidade de desenvolvimento, o que reflete o ímpeto em novos anúncios de usinas dentro deste mercado para colher os frutos da transição energética global.
O relatório da Global data diz ainda que a produção de H2 azul e verde oferece um potencial de crescimento particularmente promissor para empresas de petróleo e gás que buscam a transição energética. As empresas estão investindo nesta fonte para seus objetivos de longo prazo, com preferência pelo H2V.