Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Isa Energia Brasil investiu, ao longo de 2024, cerca de R$ 190 milhões em 10 projetos de reforços e melhorias focados em linhas de transmissão (LTs) para ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia e a capacidade do sistema. Estima-se que os empreendimentos beneficiam mais de 1,5 milhão de habitantes de 22 municípios: Araras, Atibaia, Bauru, Bariri, Bertioga, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Catanduva, Cerquilho, Embu Guaçu, Itapetininga, Itapeva, Mogi Mirim, Porto Ferreira, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Vicente de Carvalho, Tietê e Votuporanga.

A companhia renovou 112 km de cabos para-raios por cabos convencionais ou especiais (Optical Ground Wire) que, além de protegerem os ativos contra raios, permitem a rápida transmissão de dados, reduzem perdas de energia e oferecem maior eficiência na manutenção e no monitoramento em tempo real. Além disso, a Isa substituiu 206 km de cabos condutores, com foco em aumentar a capacidade da rede, e implementou 72 novas torres de transmissão para reforçar a infraestrutura do sistema elétrico.

Plano de renovação

Além de promover a modernização em linhas de transmissão, a Isa Energia Brasil possui um plano de renovação de ativos bastante abrangente que contempla também subestações. Até o terceiro trimestre de 2024, a empresa investiu R$ 959,9 milhões na renovação de seus ativos, incluindo linhas de transmissão e subestações, um volume 22,4% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Foram substituídos 1.284 equipamentos, como transformadores, disjuntores, chaves seccionadoras, sistemas de proteção e linhas de transmissão. Todos têm renovação programada ao final de sua vida útil para garantir o funcionamento adequado e evitar qualquer tipo de ocorrência na operação.

Os investimentos nos projetos são realizados com a colaboração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O plano de renovação de ativos da companhia engloba reforços (instalação, substituição e reforma de equipamentos em ativos existentes ou adequação de instalações para aumento de capacidade, confiabilidade, vida útil ou conexão de usuários) e melhorias (execução de obras para instalação, substituição ou reforma de equipamentos em ativos existentes ou adequação de instalações para manter a prestação de serviços adequados).