Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Neoenergia inaugurou a subestação Petrolina III, instalada no município situado no Sertão do São Francisco (PE). O empreendimento faz parte do plano de investimento de R$ 5,1 bilhões previsto para o quinquênio 2024-2028, e recebeu um aporte de R$ 21,4 milhões para reforçar o fornecimento de energia elétrica para cerca de 85 mil habitantes.

Construída em uma área de 1,8 mil m², o empreendimento é classificado como um dos mais modernos da subsidiária do Grupo Iberdrola no Brasil. É automatizado, permitindo o monitoramento e a gestão à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife. São 26,6 MVA inicialmente ligados a uma linha de subtransmissão e cinco circuitos de média. Em 2026, uma segunda linha de alta tensão deve ser energizada e mais cinco circuitos construídos, o que permitirá duplicar a potência da SE.

De acordo com a companhia, Petrolina tem apresentado um crescimento elevado, consolidando-se como dos principais polos industriais e do agronegócio de Pernambuco. A nova subestação não só reforça o atendimento das atuais cargas como se antecipa a futuras necessidades. Até o final de 2028, a distribuidora prevê entregar pelo menos mais nove novas subestações.