fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A EDP fechou contrato com o Governo do Ceará para fornecimento de energia por meio do mercado livre, na modalidade varejista. O contrato prevê o fornecimento de 13,4 MW med ou 117 mil MWh/ano, até 2029, proveniente de fontes renováveis, para atender a demanda de 144 órgãos do estado. O suprimento teve início em novembro de 2024.
Entre os 17 órgãos já migrados para o mercado livre de energia estão o Centro de Eventos do Ceará, a Arena Castelão, as sedes da Perícia Forense, da Seinfra, da Secretaria da Saúde, além de cinco UPAs e dos hospitais Leonardo Da Vinci e Dr. Waldemar Alcântara, em Fortaleza, que passam a operar com energia proveniente de fontes limpas, promovendo redução de gastos e um consumo mais sustentável.
A transição dos demais órgãos será realizada de forma gradual, com prioridade para unidades de grande porte e elevado consumo energético, visando garantir agilidade na economia de recursos. Os próximos órgãos a serem migrados são a Academia Estadual de Segurança Pública, a Casa da Mulher Brasileira e as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará de Fortaleza, Iguatu e do Crato. O Governo do Ceará prevê que a migração representará uma economia, em média, de mais de 20% nos gastos com energia elétrica.
Para o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, a adesão ao Mercado Livre de Energia reforça o compromisso do governo local com um consumo mais sustentável. Além do impacto financeiro, os órgãos estaduais estarão protegidos das oscilações de bandeira tarifária, pois a tarifa contratada é fixa por período, assegurando previsibilidade orçamentária e independência das condições externas.
Para Diogo Baraban, diretor Comercial da EDP na América do Sul, fechar a parceria com o Governo do Ceará reforça ainda mais a atuação e pioneirismo da empresa no mercado livre de energia. Segundo ele, a empresa tem uma operação consolidada, que permite atuar com excelência e confiabilidade na migração de clientes e no fornecimento de energia renovável, com condições competitivas.