Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Novelis anunciou um investimento previsto de US$ 4 milhões em novos projetos de eficiência energética no Brasil para o ano fiscal de 2025. O aporte faz parte da estratégia da empresa, que visa operar com baixas emissões de carbono e promover uma produção mais sustentável.

Entre as principais iniciativas estão a instalação de analisadores de gases e calorímetros para aumentar a eficiência na combustão, além da implementação de sistemas de inteligência artificial e agitadores magnéticos para otimizar os fornos industriais.

No último ano fiscal, a Novelis destinou US$ 2,5 milhões para projetos focados na eficiência energética de seus fornos de fundição e reciclagem. O principal destaque foi a adoção de uma nova lógica de controle de combustão, que resultou na economia de 3,6 milhões de m³ de gás natural — uma redução equivalente ao plantio de aproximadamente 1 milhão de árvores na floresta amazônica, ou trazendo para a realidade de abastecimento, esse gás seria capaz de alimentar veículos elétricos para percorrer um total de 253,2 milhões de quilômetros, o equivalente a cerca de 6.300 voltas ao redor do planeta Terra.

A empresa já atingiu uma média global de 63% de conteúdo reciclado nos produtos, e na América do Sul, essa média superou 80%.

Desde 2021, a empresa segue uma trajetória ambiciosa de sustentabilidade que, além da reciclagem e da eficiência energética, inclui metas como a redução de 21% dos resíduos destinados a aterros e 10% na diminuição do consumo de água até 2026. Esses esforços estão alinhados com a estratégia de aumentar a utilização de alumínio reciclado, contribuindo para a economia circular e para a redução de até 95% nas emissões de CO2 em relação ao alumínio primário.