Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP vai financiar dois projetos sociais na Espanha e América Latina, após avaliação de acordo com critérios de impacto, inovação, escalabilidade e sustentabilidade. O primeiro refere-se a uma empresa que distribui fogões elétricos para reduzir o uso de biomassa na cozinha e que provoca graves problemas de saúde e ambientais. E o segundo, uma organização que oferece oportunidades profissionais no setor das energias renováveis a jovens em risco de exclusão social.

A definição ocorreu por meio do programa Hope Fund, que recebeu mais de 150 candidatos que endereçaram questões relevantes no contexto da transição energética. Nesta primeira edição, foram escolhidos a Clean Cooking Technologies, sediada na Itália, com foco de atuação na África e, agora, com apoio da EDP, na América Latina; e a Generamés, com sede e atuação na Espanha. Cada um poderá receber até  € 500 mil em financiamento.

A Clean Cooking Technologies é dedicada a combater as alterações climáticas  por meio de tecnologias inovadoras com impacto positivo na saúde e no ambiente. Com o CleKoo, um fogão de indução inteligente e eficiente ativado por IoT, a solução elimina a necessidade do uso de biomassa para cozinhar, melhora a saúde ao reduzir a poluição do ar interior, gera créditos de carbono para as famílias e promove benefícios financeiros. Para além disso, incentiva o emprego local ao priorizar a montagem dos fogões pelas comunidades.

Já a Generamés é uma associação sem fins lucrativos que emprega jovens em risco de exclusão no setor das energias renováveis, enquanto promove a transição energética. O projeto visa combater as alterações climáticas com aa instalação de sistemas de energia renovável e fomentar a inclusão social de jovens provenientes de casas de acolhimento e migrantes sem apoio, oferecendo formação e qualificação de mão-de-obra para a instalação desses sistemas, preparando-os para integrar o mercado de trabalho.

A iniciativa da EDP conta com dois parceiros, a Ashoka, uma organização global especializada em identificar e apoiar empreendedores sociais, e a Bridge for Billions, uma plataforma online que fornece ferramentas, recursos e mentoria para empreendedores nas fases iniciais dos projetos. A ideia é potencializar empreendedores, implementar soluções sustentáveis para enfrentar desafios sociais e ambientais e incentivar parcerias intersetoriais que ampliem o impacto gerado. O Hope Fund faz parte do EDP You Empower Society, estratégia global de impacto social que envolve um investimento de € 300 milhões até 2030 para apoiar mais de 500 projetos de responsabilidade social em várias localidades.