Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Energyear 2025, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, abordou questões regulatórias, inovação e a necessidade de planejamento estratégico para garantir um futuro sustentável para o setor. O CEO da Isa Brasil Energia, Rui Chammas, destacou que o Brasil vive um momento crucial para definir os rumos da sua matriz energética. “Temos diversas oportunidades e desafios pela frente. Desde o ano passado, percebemos mudanças significativas no setor, e precisamos continuar avançando para atender às novas demandas”, disse.

O executivo também ressaltou a importância do investimento em infraestrutura e na modernização da transmissão de energia. “A evolução do mercado energético brasileiro tem atraído investidores. No entanto, é fundamental garantir um ambiente regulatório seguro para que possamos expandir a capacidade”, explicou.

Segundo Chammas, agora é o momento de olhar para o horizonte, realizar investimentos, avançar e usar muito a inovação. “Agora é a hora de parar um pouco e olhar o planejamento a longo prazo. O Brasil sempre foi um país que teve uma matriz energética extremamente limpa, e em cinco anos a gente veio para a revolução, porém ela não era prevista, imaginada e não foi planejada”, ressaltou.

O impacto da inovação também foi um tema central do painel. Segundo Chammas, o Brasil tem potencial para liderar a transição energética, aproveitando sua capacidade de inovação e empreendedorismo. Precisamos olhar para o futuro com uma estratégia clara, garantindo que novas tecnologias, como o armazenamento de energia, sejam incorporadas ao sistema.

Por fim, o executivo destacou que o país deve se preparar para uma nova era no setor energético, onde sustentabilidade, regulação e tecnologia devem caminhar juntas para garantir segurança e eficiência no fornecimento de energia.

Crescimento

Ao tratar do crescimento da empresa no setor de transmissão, o CEO da Isa Energia destacou que a companhia adota três pilares fundamentais para seus investimentos: projetos financeiramente sustentáveis, manutenção da política de dividendos e captação disciplinada de recursos. Apesar do cenário econômico desafiador, a estratégia busca minimizar impactos financeiros e garantir a execução de seis grandes projetos, totalizando R$ 9 bilhões nos próximos cinco anos.

Leilões e estratégia de portfólio

Sobre a participação em futuros leilões de transmissão e armazenamento, a empresa reforçou que não tem preferência por ativos específicos. Ele destacou que o objetivo é gerar valor aos acionistas e participar apenas de projetos que se encaixem em sua estratégia financeira e operacional.

Fusões

Para finalizar, em conversa com jornalistas, Chammas não quis falar sobre as especulações que estão rondando o setor de energia sobre uma possível fusão entre a Isa Energia e a Taesa.