Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica, o Ministério e Minas e Energia e Itaipu vão se reunir na próxima sexta-feira, 07 de fevereiro, para discutir possíveis soluções para o déficit da Conta de Comercialização de Itaipu. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, ao chegar para um evento no MME nesta quarta-feira, 05.

Na última terça-feira, 04, a diretoria da Aneel pediu uma solução para a questão em 15 dias direcionada para MME e Enbpar, que controla a hidrelétrica pelo lado brasileiro. A Conta de Itaipu tem um déficit de R$ 333 milhões, que pode levar a um acréscimo tarifário a ordem de US$ 120,9 milhões, com impacto estimado de 5,99% sobre a tarifa de repasse em dólar.

Uma das sugestões que podem ser estudadas é o uso do bônus de Itaipu para saldar esse déficit. Outra possibilidade é o aporte de recursos próprios da usina. A opção que está sendo evitada no momento é o repasse do déficit para a tarifa, que vai afetar os consumidores do Centro-Sul do país, nos reajustes das tarifas locais.