Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Andrade Gutierrez vem investindo fortemente no setor de energia renovável e acredita que esse mercado vai se recuperar e crescer com muita força nos próximos anos. “Apostamos no futuro do setor e em sua expansão”, disse superintendente de renováveis e transmissão energia, óleo e gás da companhia, André de Resende, durante o Energyear 2025, nesta quarta-feira, 05 de fevereiro.

Segundo o executivo, a André Gutiérrez acredita no Brasil como seu maior mercado. “O Brasil é um país com um mercado muito dinâmico. Em 2022, estávamos preocupados em como dar conta de tantos projetos solares. Hoje, o cenário é o oposto com uma preocupação em como manter nossa posição no mercado. Para lidar com isso, a Andrade tem buscado se internacionalizar”, ressaltou.

Resende também afirmou que a concorrência no Brasil, especialmente no setor de epecistas, está muito predatória, com muitas empresas atuando nesse mercado, principalmente devido à escassez de projetos. E de acordo com ele, por atuar em outros segmentos no Brasil mais vantajosos, a Andrade dar um passo atrás no país e aguardar para ver como o mercado se comporta.

Contudo ele ressaltou que a companhia tem buscado oportunidades em mercados mais atrativos. “Um exemplo disso é a Colômbia, que tem poucos epecistas e clientes estruturados. Outro mercado de interesse é a Argentina. Porém, nosso foco tem sido Portugal e África”, ressaltou.

O executivo da Andrade Gutierrez destacou que eles estão apenas observando um pouco o comportamento do mercado brasileiro, mas acreditam firmemente que os projetos eólicos e solares vão retomar assim que as questões de licenciamento, taxa de juros, preço de energia e crise hídrica forem resolvidas. “Até lá, estamos investindo em mercados que oferecem um cenário mais favorável com epecistas mais estruturados”, finalizou.