fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concluiu 26.834 novas migrações ao mercado livre de energia postuladas em 2024, um volume recorde que supera em mais de três vezes os resultados de 2023. O levantamento mostra uma transformação profunda no perfil de quem ingressa no ambiente livre, com predominância de empresas de menor porte e até pessoas físicas.
Do total de migrações do ano, 92% tinham demanda inferior a 0,5 MW, unidades consideradas de tamanho médio a pequeno. Cerca de 74% dos novos entrantes escolheram um agente varejista para representação e gerenciar oportunidades e riscos do mercado. No ano anterior, 15% apenas haviam escolhido este perfil. Assim, a CCEE encerrou 2024 com um quadro de 64.493 unidades consumidoras registradas, conferindo 39% da demanda nacional por energia.
E as previsões da entidade apontam que o montante continua crescendo em ritmo semelhante em 2025. Entre os setores os 15 ramos de atividades econômicas analisadas, destacam-se os setores de Comércio e Serviços, responsáveis pela metade das migrações, seguidos pela indústria de Manufaturados e o segmento Alimentício. Na comparação regional, o Sudeste responde pelo maior volume de migrações, sendo responsável por 50% dos novos consumidores livres. O estado de São Paulo lidera o movimento, seguido por Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Em sua nota, a CCEE destaca que investiu em tecnologias, processos e pessoas para se preparar para mais esta etapa de abertura do mercado, tendo modernizado toda a sua infraestrutura computacional, triplicando sua capacidade de armazenamento e processamento de dados. Também reporta aprimoramentos nos sistemas e eficiência das operações, antecipando informações e relatórios para o dia a dia dos seus agentes.