Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A UHE Belo Monte (PA-11.233 MW) foi a que mais gerou energia para o país no primeiro mês deste ano, respondendo por 6% de toda a demanda nacional. No horário de ponta, quando acontece o pico de consumo de energia, entre 18h e 21h, a usina chegou a fornecer 12% da energia consumida no Brasil, gerando 10.400 MW.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que a produção de Belo Monte atingiu média de 6.082 MWmed, sendo a única a alcançar essa geração no período.

O resultado acontece após a crise hídrica de 2024 na Região Norte, consequência do longo período de escassez de chuvas que impactou a produção de UHEs, principal matriz da geração no Brasil. Belo Monte retomou a capacidade plena de produção e tem sido essencial para garantir o abastecimento de energia elétrica nacional.

De acordo com Paulo Roberto Pinto, presidente da Norte Energia, a geração de Belo Monte em janeiro demonstra a resiliência do trabalho e a importância da energia hidrelétrica para a segurança do sistema interligado brasileiro, sobretudo nos horários de ponta, quando há alto consumo da população.

Para além do atendimento à demanda imediata, a usina atua ainda como elemento fundamental, dando suporte à operação das renováveis intermitentes. A produção de Belo Monte também se mostra historicamente fundamental ao evitar o acionamento de usinas térmicas, principalmente, em horários de pico de consumo nacional, evitando a emissão de toneladas de CO² na atmosfera.