Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

As previsões para os índices de Energia Armazenada (EAR) do último Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico indicam que três subsistemas poderão encerrar o mês acima de 70%. O Norte apresenta a previsão mais favorável, com 94,6%, enquanto o NE e SE/CO apresentam perspectivas de níveis de 80,9% e 72,2%, respectivamente. A exceção fica por conta do Sul, com 59,1%.

Para a Energia Natural Afluente (ENA), as projeções indicam somente o Norte com índices superiores à Média de Longo Termo (MLT) ao final do mês, com 107%. Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste apresentam 88% e 85%, nesta ordem, enquanto o Sul pode chegar a 75% da MLT.

Já a carga deve se expandir por todo Sistema Interligado Nacional (SIN) e seus subsistemas na próxima semana operativa em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo o ONS, o SIN apresenta uma alta de 3,3% (86.063 MWmed). A região Norte, novamente, lidera o crescimento, com 5,6% (7.777 MWmed), seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 3,4% (48.681 MWmed). Já o Sul mostra uma expansão de 2,9% (16.025 MWmed) e o Nordeste 2,1% (13.580 MWmed).

E pela segunda semana consecutiva, o Custo Marginal de Operação está zerado para os submercados Nordeste e Norte. Já no Sudeste/Centro-Oeste e Sul, aparecem valores iguais, fixados em R$ 102,34.