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O Brasil vendeu em janeiro 12.556 veículos leves eletrificados, segundo a nova classificação de eletrificados adotada pela ABVE Data. Esse total refere-se à soma de emplacamentos de BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (veículos híbridos elétricos com recarga externa), HEV e HEV Flex (veículos híbridos com tração elétrica, mas sem recarga elétrica).
O total, portanto, não inclui os micro-híbridos ou MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicles), que são os veículos híbridos sem tração elétrica e com motorização abaixo de 60V. A partir de janeiro de 2025, os MHEV não são mais classificados como veículos eletrificados pela ABVE Data, para efeito de acompanhamento da evolução da eletromobilidade no Brasil. Ainda assim, a evolução desses veículos seguirá sendo contabilizada pela ABVE Data, em quadros separados, e constará do site da ABVE.
O ajuste no critério de classificação dos eletrificados pela ABVE Data decorre do entendimento de que a chegada ao mercado dos novos veículos híbridos MHEV de 12V, a partir de outubro de 2024, pode gerar uma distorção dos dados sobre o crescimento real da venda de veículos eletrificados no Brasil.
A partir dos números de janeiro, a ABVE Data passará a considerar como veículos eletrificados aqueles com motorização elétrica acima de 60V, com tração elétrica independente (ou seja, capazes de se movimentar somente com o motor elétrico por algum período do trajeto) e com uma contribuição significativa à redução das emissões de gás carbônico, quando comparados a um similar a combustão.
Dentre os 12.556 eletrificados vendidos em janeiro, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) representaram 83% do total (10.401). Os híbridos HEV e HEV FLEX totalizaram 17% (2.155). Os PHEV ficaram com 53,4% (6.701). Na comparação com janeiro de 2024 (3.910), houve aumento de 71,4%. Já sobre dezembro de 2024 (10.521), houve um recuo de 36,3%.
Já os BEV ficaram com participação de 29,4% em janeiro (3.700), com recuo de 15% sobre janeiro de 2024 (4.358). O mesmo ocorre na comparação com dezembro de 2024 (4.368), também com 15% a menos. Os HEV ficaram com 12% da participação no mercado de eletrificados em janeiro (1.545), um crescimento de 23,5% sobre janeiro de 2024 (1.251) e uma retração de 5% sobre dezembro (1.622).
Os HEV Flex ficaram com 5% de participação de mercado em janeiro (610), com retração de 62% sobre janeiro de 2024 (1.593) e de 57% sobre dezembro (1.426). O recuo dos números dos HEV Flex em janeiro é explicado pela nova metodologia adotada pela ABVE Data. Isto porque, a partir deste mês, modelos híbridos flex com motorização leve de até 48V passaram a ser classificados como MHEV, e não mais como HEV.
Regiões
O início das vendas em 2025 demonstra que os veículos elétricos plug-in seguem liderando as vendas do total dos eletrificados. A região Sudeste permanece na liderança, com participação de 47% nas vendas de eletrificados em janeiro (5.898), seguida do Nordeste, com 18% (2.235), e Sul, com 17% (2.129). O Centro-Oeste ocupa a quarta posição, com 14% (1.768), seguido pela região Norte, com 4% (529).
Em janeiro de 2024, o ranking das regiões era um pouco diferente. O Sudeste estava em primeiro lugar, com 51% das vendas, o Sul em segundo, com 18%, e o Nordeste em terceiro, com 14%, seguido pelo Centro-Oeste e Norte.
É importante observar que a queda de 3,9 pontos percentuais do Sudeste indica que as vendas de eletrificados avançam nas demais regiões do País. Há muitas explicações para esse avanço nas demais regiões, sendo a mais importante o aumento da infraestrutura de recarga.
No final de novembro de 2024, havia 12.137 pontos de recarga públicos e semipúblicos no País, sendo 10.612 do tipo AC (recarga lenta) e 1.516 do tipo DC (recarga rápida). Além da infraestrutura, houve também aumento da oferta desses veículos, com a abertura de novas concessionarias em diferentes regiões.
Em janeiro, os micro-híbridos, ou veículos híbridos leves, chegaram a um total de 3.946 unidades vendidas, sendo 2.883 MHEV 12V e 1.063 MHEV 48V. Na comparação com dezembro de 2024 (3.697), houve um aumento de 6,7%.