Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) firmaram protocolo de intenções para subsidiar iniciativas de descarbonização em portos e terminais do país. Serão promovidos encontros e seminários com concessionários de serviços aquaviários para difundir informações sobre o mercado de energia elétrica brasileiro. Também será efetuado levantamento sobre os portos e terminais aptos a migrarem para o ambiente de contratação livre, com fornecimento de energia renovável para suas atividades e menor custo.

O protocolo vai apoiar ainda os operadores aquaviários no abatimento, por meio de certificados de energia renovável I-REC, das emissões de gases de efeito estufa resultantes da energia consumida em 2024, conforme o Escopo 2 do GHG Protocol Brasil.

Outra vertente de atuação é o levantamento do potencial para aplicação de soluções em eletrificação como o On-Shore Power Supply (OPS) ou a eletrificação de equipamentos portuários, possibilitando que navios atracados, que geram sua própria energia pela queima de combustíveis fósseis, possam ser atendidos pela rede elétrica local.