Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), bateu recorde de geração instantânea na manhã da última segunda-feira, 10 de fevereiro. De acordo com a Eletrobras, a geração alcançou a potência de 3.564 MW, esse volume de energia é quase quatro vezes maior que o consumo de todo o Sistema Regional Acre-Rondônia, suficiente para alimentar a demanda de energia instantânea de seis estados da Região Norte do país simultaneamente (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Tocantins), e cerca de 20% do consumo de São Paulo, estado com a maior população e demanda de energia do Brasil.

A usina chegou muito próxima de sua capacidade máxima de geração, que é de 3.568 MW. A UHE Santo Antônio é uma usina a fio d´água, que opera de acordo com o comportamento hidrológico do rio Madeira, e seu reservatório não tem capacidade de armazenamento. A Eletrobras destacou que a disponibilidade das 50 turbinas sincronizadas no Sistema Interligado Nacional, após um ciclo de grandes manutenções concentradas no período de estiagem do rio, tem sido imprescindível para garantir o aproveitamento máximo da vazão do Madeira e para alcançar níveis recordes de geração.

Desde a conclusão da construção da hidrelétrica, em 2016, o último recorde da usina foi em abril de 2022, quando a geração de energia instantânea atingiu 3.503 MW.

Ratings da Santo Antônio e Norte Energia não são afetados com seca na Região Norte