Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Voith Hydro concluiu a assinatura de um contrato para a modernização do sistema de automação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Com o contrato firmado em 23 de setembro e o projeto iniciado em 3 de outubro, a companhia será responsável por atualizar os equipamentos e sistemas das casas de força 1, 2 e auxiliar, abrangendo 25 unidades geradoras, além da subestação de Tucuruí.

A modernização do maior ativo hidrelétrico da Eletrobras inclui a implementação de soluções de automação HyCon, além de sistemas de proteção, controle, supervisão e aquisição de dados, bem como reguladores de velocidade e de tensão. No total, serão fornecidos mais de 760 novos painéis, além da reforma de 162 já existentes, junto com mais de 7.300 instrumentos.

A execução do projeto está prevista para os próximos cinco anos, durante os quais a Voith continuará oferecendo suporte completo para o sucesso da modernização do complexo hidrelétrico de Tucuruí, consolidando sua posição como parceria estratégica da Eletrobras.

A empresa tem liderado importantes projetos de modernização de usinas hidrelétricas no Brasil, contribuindo para a renovação do parque energético do país. A Voith já realizou significativas modernizações em diversas usinas, como Paulo Afonso II e IV, Xingó I e II, Henry Borden, entre outras.