fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Indústria, Energia e Minerais do Uruguai assinaram um memorando de entendimento para ampliar e melhorar as condições de intercâmbio de energia elétrica entre os dois países. O acordo prevê a transferência do ponto de entrega da energia uruguaia da subestação (SE) Presidente Médici, que opera com 230 KV, para a SE Candiota II no Rio Grande do Sul, que funciona com 525 KV.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o documento vai ao encontro dos objetivos estratégicos do Governo brasileiro de ampliar a integração energética na América do Sul. Ele também afirmou que o Uruguai tem importado cada vez mais energia do Brasil. E fortalecer essa interconexão elétrica é um aprimoramento bem-vindo à integração regional e, certamente, essa medida trará benefícios dos dois lados da fronteira, diminuindo custos e aumentando a confiabilidade do sistema a partir do intercâmbio entre os dois países.
O Memorando de Entendimento permite um descongestionamento da rede 230 kV do sul do Rio Grande do Sul, atualmente sobrecarregada pelo avanço da geração renovável na região. Com a mudança do ponto de entrega da energia uruguaia para a rede de 500 kV, essa interligação internacional terá à sua disposição um sistema de maior capacidade e com menos risco de interrupção.
Após a assinatura do Memorando de Entendimentos, o Ministério de Minas e Energia irá tomar medidas para a efetivação da interligação física entre as subestações Candiota e Candiota 2, necessária para a transferência do ponto de entrega de energia uruguaia.