fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Aneel ainda não tem um cálculo de qual será o saldo remanescente do bônus de Itaipu, após o uso de parte dos recursos que seriam devolvidos ao consumidor em 2025 na cobertura do déficit da conta de comercialização de energia da usina. O diretor geral da agência, Sandoval Feitosa, garantiu, no entanto, que o valor destinado ao bônus é suficiente para acabar com o saldo negativo, com sobra para distribuir o crédito na conta dos consumidores brasileiros.
Feitosa reforçou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, que a transferência de recursos de uma conta para outra é a melhor solução possível para evitar o aumento da tarifa do consumidor das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que são atendidos por distribuidoras cotistas da energia da usina. O saldo total disponível seria da ordem de R$ 1,4 bilhão, segundo o diretor.
Ontem, em reunião na Aneel, o presidente da EnbPar, Silas Rondeau, confirmou que o decreto autorizando o uso do bônus para manter a tarifa estabilizada está no Palácio do Planalto, em análise pela Casa Civil.