fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Competição EletroQuad SAE BRASIL – Eletrobras 2025, patrocinada pela Eletrobras, por meio da plataforma de conexão Innovation Grid, está com inscrições abertas e as equipes podem se registrar gratuitamente no site da SAE BRASIL. A Eletrobras fará a conexão dos talentos revelados na competição com futuras oportunidades no Programa de Estágio ou Programa Trainee. Além disso, a SAE Brasil premiará as cinco melhores equipes com valores que chegam a R$ 6 mil para o primeiro lugar.
A iniciativa, voltada para estudantes e professores de graduação e pós-graduação, visa contribuir para a formação profissional de todos os participantes. O projeto amplia o engajamento e relacionamento da Eletrobras com agentes externos do ecossistema de inovação. Para participar da competição, as equipes terão que otimizar todas as etapas da construção e realização do voo autônomo de um drone quadrotor (com quatro rotores). Os grupos contarão com a supervisão de um professor da instituição educacional participante e o desafio consiste em otimizar toda a missão, empregando soluções multidisciplinares, que atendam aos requisitos e restrições estabelecidos no regulamento.
Para a competição, o drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas e um modelo sugerido (open source), que poderá ser adquirido no mercado ou reproduzido conforme critério da escola participante. Já os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, além dos algoritmos empregados, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.
Segundo a Eletrobras, o principal objetivo da competição é fomentar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos em engenharia de sistemas e robótica aplicados à operação autônoma de aeronaves de asas rotativas. Por meio do desafio será possível também estimular o empreendedorismo e fomentar a inovação, levando à adoção de técnicas avançadas de projeto de sistemas como telemetria, robótica, imageamento, integração de sistemas, além da difusão e aprofundamento de novas tecnologias.
Eletrobras avança para melhorar conectividade de subestações e usinas
Eletrobras fecha acordo para carregadores elétricos no RJ e SP