fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A PSR lançou a nova versão do OptGen. A atualização teve um foco especial em análise de risco e customização do software pelo usuário, permitindo uma modelagem ainda mais precisa e flexível, auxiliando empresas e reguladores a tomarem decisões estratégicas mais eficientes nos segmentos de geração, transmissão e distribuição.
Segundo o head em ferramentas analíticas na PSR, Alessandro Soares, o cenário atual exige um planejamento energético mais estratégico, que leve em conta incertezas climáticas, variabilidade dos preços de combustíveis e investimento em novas tecnologias. E com essa atualização, o OptGen permite a criação de restrições genéricas de investimento e operação, além de possibilitar a modelagem de relações dinâmicas entre variáveis críticas.
Entre as principais novidades da versão 8.2 do OptGen, destacam-se a possibilidade de personalização do software através de restrições e variáveis genéricas, que podem ser utilizadas para modelar aspectos específicos do planejamento da geração e transmissão, e a inclusão do conceito de fronteira eficiente, que aprimora a análise de risco do plano de expansão do sistema elétrico. As melhorias proporcionam uma análise mais detalhada e alinhada às transformações do setor, garantindo mais segurança e eficiência no planejamento energético.