Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, registrou uma geração total de 15.766.804,75 MWh em 2024, segundo a Eletronuclear. O bom desempenho operacional ocasionou um resultado positivo de geração e a empresa receberá um bônus de R$37 milhões, conforme dados disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que serão pagos em duodécimos.

A quantia tem como base a média anual do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), calculado pela CCEE, e é correspondente a 50% da diferença entre a energia efetivamente gerada pelas usinas e a soma das garantias físicas, descontados o consumo interno da Central Nuclear e as perdas na rede de transmissão. No total, a Central Nuclear gerou cerca de 590 mil MWh a mais do que o previsto.

A produção bruta de Angra 1 terminou o ano com 5.361.253,3 MWh, enquanto Angra 2 encerrou com 10.405.551,45 MWh. O desempenho da segunda usina nuclear brasileira foi impulsionado por um de seus melhores ciclos operacionais, com uma taxa de perda forçada de apenas 0,91%. A vigésima parada programada da unidade para reabastecimento e manutenção ocorreu entre 8 de novembro e 21 de dezembro.

Aneel aprova redução na tarifa de Angra 1 e 2