fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
As companhias de energia elétrica realizaram, no acumulado de 2024, 72 operações de fusões e aquisições, Esse volume representa um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período de 2023. No período foram registradas 51 operações dessa natureza. Esse resultado é o maior dos últimos vinte anos, de acordo com levantamento da KPMG com 43 setores da economia brasileira.
De acordo com a consultoria, esse movimento pode ser atribuído a um mercado aquecido pela descarbonização, segurança energética e, principalmente, pela necessidade das empresas se adaptarem à nova realidade de atendimento ao consumidor.
Com relação ao tipo de operação realizada, 2024 foi marcado por movimentações domésticas no setor de óleo e gás. Foram realizadas 50 operações entre empresas brasileiras ao longo de janeiro a dezembro do ano passado.
Foram 12 do tipo CB1 que refere-se a empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil. Foram oito classificadas como CB3, quando empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil. E mais duas CB4, quando empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
A estimativa é de que o volume de transações e aquisições no setor de energia elétrica deve se manter alto nos próximos anos já que existe um volume grande de ativos pertencentes a empresas de médio porte no setor renovável, que seriam estratégicos para a agenda de descarbonização de grandes grupos econômicos.