Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Mosaic antecipou o início do projeto comercial firmado com a Casa dos Ventos, que prevê o fornecimento de 30 MWm de energia eólica ao longo de 14 anos. A iniciativa, que estava programada para iniciar apenas em 2026, foi iniciada em novembro de 2024, devido ao fechamento antecipado da parceria com a Casa dos Ventos e início da operação do Complexo Eólico Umari, no Rio Grande do Norte.

A Mosaic assumiu, de forma global, o compromisso de zerar suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) até 2040. Para isso, vem desenvolvendo diversas ações em dois escopos de atuação. No primeiro, diz respeito a eliminar as emissões provenientes das atividades produtivas da empresa, geradas de forma direta; já no segundo, a companhia visa reduzir as emissões indiretas, aquelas geradas pelo consumo de eletricidade.

O acordo comercial firmado entre a Mosaic e a Casa dos Ventos configura-se com um projeto piloto, havendo a possibilidade futura de expansão e está alinhado ao segundo escopo de atuação para reduzir as emissões de GEE. Esse fornecimento de energia limpa equivale a uma redução de 24,5 mil toneladas, ou seja, 30% do total de emissões atmosféricas da companhia, referente ao valor emitido por 15.705 carros, conforme cálculos da Casa dos Ventos, considerando fatores de emissão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e consumo médio de combustível do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A energia produzida pelo Complexo Eólico Umari será destinada às unidades de produção de fosfato da Mosaic no país, conforme necessidade de consumo mensal de cada unidade. Com a parceria, a Mosaic se torna autoprodutora de energia limpa. O projeto suprirá 30% das necessidades de energia contratadas pela empresa entre 2024 a 2039.

 

Casa dos Ventos firma parceria para iniciação científica no ITA