fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eneva informou que o segundo trem de liquefação da instalação de acondicionamento de gás natural liquefeito se encontra em operação comercial, tendo atingido a Capacidade Nominal da planta. O segundo trem da Planta de Liquefação possui capacidade de liquefação de 300.000 m³/dia de gás natural e, com sua entrada em operação, eleva a capacidade agregada de liquefação da Companhia para 600.000m³/dia.
A Planta está localizada nas adjacências da Unidade de Tratamento de Gás Natural do Complexo Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes, no Estado do Maranhão. O suprimento de gás natural à Planta é proveniente das concessões da Companhia na Bacia Sedimentar do Parnaíba. A Companhia informa ainda que, mesmo antes da declaração da operação comercial do segundo trem de liquefação, estava produzindo GNL suficiente para atender o volume de gás demandado
pelos clientes, e que já celebrou contratos de venda de GNL firme para a totalidade da Capacidade Nominal de produção da Planta de Liquefação, sendo o último, anunciado em 3 de fevereiro de 2025, voltado ao suprimento de GNL para uso como combustível em caminhões no setor de transporte de cargas pesadas.
A Eneva destacou que a entrada da operação comercial de 100% da Planta de Liquefação e a contratação de toda a sua Capacidade Nominal consolidam o modelo de negócios de comercialização de gás natural e GNL fora da malha (“Comercialização de Gás Off-grid”), garantindo fluxo de receita firme em bases comercialmente atrativas para a monetização das reservas de gás da Companhia.