fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20 de fevereiro, despacho assinado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarando a inidoneidade das empresas The Best Car Transportes de Cargas Nacionais e Internacionais e Entec Empreendimentos para licitar e contratar com a Administração Pública, por cinco anos.
As duas empresas faziam parte do Consórcio Gênesis, que participou do Leilão de Linhas de Transmissão de 2023 e arrematou os lotes 1 e 8, mas que acabou inabilitado pela Agência Nacional de Energia Elétrica por não conseguir comprovar as garantias para assumir os empreendimentos. A vitória do consórcio despertou estranheza dos players do setor ainda durante a coletiva de imprensa com os vencedores. Desconhecido dos agentes, havia temor sobre o fôlego financeiro para executar os projetos.
Os lances vencedores do Gênesis foram os dois maiores deságios do certame, com 66,18% no lote 1 e 55,35% no lote 8. O lote 1 tinha o maior investimento em disputa, com R$ 3,2 bilhões.
Em outubro, a Aneel multou o consórcio em R$ 34,1 milhões pela não comprovação das garantias financeiras. Por conta da inabilitação, Isa Energia e Rialma, que foram as segundas colocadas nas disputas, assumiram os lotes.