Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Companhia Energética de Brasília (CEB) e o Supremo Tribunal Federal (STF) assinaram um convênio que formaliza a constituição de um consórcio entre as instituições e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) para geração compartilhada de energia. Com a iniciativa, será construída uma usina fotovoltaica no Catetinho, com capacidade de 3,5 MWp, e produção anual de 6,8 GWh, suficiente para abastecer integralmente o STF.

Ao todo, o investimento para a construção da usina será de R$ 15,3 milhões e cada companhia fará o aporte de 50% do total. A usina fotovoltaica contribuirá para a redução da pegada de carbono da Suprema Corte, além de gerar economia nos custos de energia elétrica da instituição. A energia gerada será convertida em créditos para compensar o consumo das unidades do STF e dos demais consorciados.

Com a instalação da usina no Catetinho, espera-se não apenas a autossuficiência energética do STF, mas também a possibilidade de futuras expansões e novos projetos para outras instituições públicas. O início do procedimento licitatório será iniciado até o fim deste mês. Após a contratação da empresa vencedora, o prazo para construção da usina é de aproximadamente 120 dias, se não houver intercorrências.