Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Duas subestações do Nordeste e uma no Norte deverão receber compensadores síncronos com alta prioridade. Essa é a indicação da quarta emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) de 2024, publicado pelo MME.

O plano é elaborado pelo Poder Concedente que define as instalações e obras prioritárias para a expansão do sistema de transmissão. O horizonte de planejamento é de seis anos, alinhado à identificação de novas necessidades sistêmicas.

Nesta emissão, o plano inclui a instalação de três novos compensadores síncronos. Essa é uma medida classificada como prioritária e fundamentada nos estudos do Plano de Ampliações e Reforços (PAR/PEL) 2024, conduzido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As instalações que receberão esses equipamentos são a SE de 500 kV Açu III e João Câmara III – ambas no RN – e ainda, a SE Macapá, aquela que gerou o apagão do Amapá por praticamente um mês quando um transformador incendiou e a LMTE – concessionária responsável pelo ativo – não dispunha de equipamento reserva.

O Ministério de Minas e Energia aponta que a implantação estratégica desses equipamentos tem como objetivo reforçar a segurança elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), aprimorando além da contribuição de reativos, o desempenho dinâmico da região e a inércia do sistema.

Em razão desses benefícios, a instalação foi classificada como implementação de necessidade imediata.

Saiba mais: 

MME aprova terceira emissão do POTEE 2024

MME publica Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica