fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O limite de intercâmbio entre os submercados aumentou novamente os valores do custo marginal de operação entre o Sudeste/Centro-Oeste e Sul ante o Norte e Nordeste. Agora o CMO médio é de R$ 315,49 por MWh nos dois primeiros enquanto segue zerado nos últimos. Desde o início de fevereiro essa situação vem se acentuando.
Ainda mais agora que a carga continua em elevação, no SE/CO, como informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico na quinta-feira, 27 de fevereiro, a previsão é de alta de 3,6%. E a média no SIN é de 3,5% no mês de março quando comparado ao ano passado.
A Energia Natural Afluente esperada para o final do mês está bem abaixo da média para os dois maiores submercados. No SE/CO é esperado que as vazões fiquem em 65% da média de longo termo, no Sul, a ENA está inicialmente estimada em 55% da MLT. Só não é menor do que no NE que tem previsão de chegar a 28% da média. No Norte, a situação é a que mais se aproxima do normal com 95% da MLT.
Carga em março deve desacelerar, mas seguirá em alta, aponta ONS
Assim, a previsão é de que os reservatórios cheguem a 31 de março com volume muito próximo do que se verifica atualmente. Essa condição é esperada para os submercados SE/CO que tem sinalização de aumentar apenas 3,1 p.p neste mês para 71,6% do total. No NE, a alta é de 0,1 p.p para 80,2%, no Norte de 91,3% para 95,9% e no Sul é esperada a queda de 55% para 37,2%.
A previsão de despacho térmico nesta semana operativa inicial de março é estimada em 5.327 MW médios. A maior parte, 4.256 MW médios por inflexibilidade, outros 1.036 MW médios por Ordem de Mérito e mais 35 MW médios por Restrição Elétrica.
Saiba mais: