fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Apesar de programado pelo governo para o primeiro semestre desse ano, a PSR vê o leilão de reserva de capacidade para baterias sendo realizado na segunda metade do ano. Durante o Workshop PSR / CanalEnergia, realizado nesta quarta-feira, 12 de março, a Especialista em Regulação e Litígio, Thais Sobrosa, alertou que a primeira parte da regulamentação anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica está atrasada. A previsão é para maio, o que deixaria muito em cima para a realização do certame.
“Sendo no final do ano acredito que estaria com uma maturidade boa para a tecnologia”, avisa. Questões como outorga, conexão e receita são os principais pontos de dúvidas. Caso sejam dirimidos, trazem mais clareza para o certame.
Não há ainda uma expectativa de contratação. Para Jairo Terra, Head em Regulação e Litígio da PSR, o valor de 30 MW inserido no edital aliado a uma estimativa que um projeto de 100 MW teria um retorno ideal para o agente investidor, faz com que a expectativa de contratação fique na casa das centenas de megawatts. “100 MW otimiza os custos”, aponta.
Fora do leilão de baterias, há um mercado promissor para o armazenamento. Experiências em sistema isolados, na transmissão e na distribuição de energia fazem com que a tecnologia não fique restrita a contratação no certame.