fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras concluiu as obras de melhorias e modernização da subestação Curitiba. Orçado em R$ 150 milhões, o projeto iniciado em outubro de 2024 envolveu a substituição de diversos equipamentos de grande porte é trazer maior confiabilidade, eficiência e disponibilidade na transmissão de energia elétrica da Região Metropolitana de Curitiba.
O novo transformador 525/230 kV de 224 MVA de potência (fase C do banco do transformador 1) foi energizado em fevereiro. As melhorias na SE devem proporcionar um incremento de R$ 21,7 milhões na Receita Anual Permitida (RAP) destinada à Eletrobras CGT Eletrosul, responsável pela operação das instalações.
Com 48 anos de operação comercial, a subestação Curitiba (1.344 MVA) atende também a municípios do entorno, assim como Blumenau e Joinville, em Santa Catarina. O ativo inclui cinco linhas de transmissão de 525 kV, com mais de 700 km que cruzam a subestação: Areia, Bateiras 1 e 2, Gaspar 2 e Curitiba Leste, e seis de 230 kV (São Mateus do Sul, Joinville, Joinville Norte 1 e 2, e Umbará 1 e 2).