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Dados da Bright Consulting mostram que os veículos eletrificados somaram 6.029 emplacamentos na primeira quinzena de março. Houve um recuo de 5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 9,2% em relação a fevereiro desse ano. A categoria de veículos representou 8,9% das vendas totais de carros no período. O mercado automotivo geral encerrou o período com 67.810 emplacamentos, uma queda de 11,5%. De acordo com a Bright, o resultado foi impactado principalmente pelo feriado prolongado do Carnaval no começo de março, que reduziu o número de dias úteis para vendas.
Em fevereiro deste ano, o segmento dos eletrificados representou 9,2% das vendas. Foram 15.920 emplacamentos de veículos elétricos, representando 9,2% das vendas. O valor representou um crescimento de 54,2% em relação a fevereiro de 2024, quando foram emplacadas 10.323 unidades. Na comparação com janeiro deste ano, houve queda de 1,8% em relação a janeiro, com 16.215 unidades.
Já em janeiro, foram 15.921 emplacamentos de elétricos, ou 10,1% do mercado total, alta de 34,9% frente a janeiro de 2024, com 11.796 unidades. Na comparação com o mês de dezembro, foi registrado recuo de 25,6% em relação a dezembro, com 21.394 unidades.
Nessa quinzena de março, os veículos híbridos convencionais e leves (MHEV/HEV) foram 39,4% dos emplacamentos. Em seguida vieram os híbridos plug-in (PHEV), com 34,6%. Os emplacamentos dos carros do tipo 100% elétricos (BEV) equivaleram a 25,9% do total.
Já entre os modelos mais vendidos no período, o 100% Elétrico BYD Dolphin Mini, com 747 unidades, ficou com a dianteira. Em segundo, com 618 unidades, veio o híbrido plug-in BYD Song Pro. O híbrido leve Fiat Pulse vendeu 488 unidades e o elétrico híbrido Toyota Corolla Cross vendeu 421 unidades.