Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Vale e a Green Energy Park (GEP) estão desenvolvendo estudos de viabilidade para a instalação de uma unidade de produção de hidrogênio verde no Brasil. O objetivo é abastecer um futuro complexo industrial destinado à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono no país. O projeto, que já havia sido incluído na Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP), foi reconhecido agora pelo programa Global Gateway da Europa.

A parceria poderá criar uma plataforma aberta a parcerias internacionais nas quais empresas siderúrgicas globais poderão adquirir e produzir “hot-briquetted iron” (HBI ou ferro-esponja, em português) no Brasil e acelerar o crescimento da indústria de aço de baixo carbono. A mineradora tem buscado ativamente parceiros para viabilizar a construção de Mega Hubs no país, visando promover a indústria de baixo carbono. A ideia é produzir os aglomerados de minério de ferro (pelotas ou briquetes), que servirão como insumo para a produção de HBI com hidrogênio renovável como agente redutor.

Já a GEP deve contribuir com sua experiência em engenharia e EPC (engenharia, suprimentos e construção) no campo de manuseio e armazenamento de gás criogênico em escala mundial, combinada com infraestrutura dedicada e recursos de construção industrial. Para reduzir os custos, anunciou que irá implementar tecnologias de eletrolisadores de última geração em uma plataforma de produção padronizada, incluindo instalações de armazenamento e manuseio do H2 e seus derivados.

A parceria que está sendo delineada pelas empresas também abarca vários projetos da Green Energy no Nordeste, aproveitando as vantagens competitivas naturais do país e o fornecimento de minério de ferro de alta qualidade. A ideia é se preparar para abastecer os mercados europeus de aço verde, entregue através de corredores de transporte descarbonizados para vários portos na Europa.