Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Wärtsilä firmou parceria com a Energética Suape II para realizar um teste de geração de energia limpa, que utilizará etanol. Essa operação será realizada na sede da usina em Recife (PE), e será o primeiro teste do mundo com motor a etanol para produção de eletricidade em larga escala. O projeto foi registrado pela fabricante no primeiro trimestre de 2025.

A Wärtsilä irá operar e manter o motor por meio de um Contrato de Operação e Manutenção (O&M) com a Energética Suape II. O contrato foi registrado no quarto trimestre de 2024. A renovação por dois anos garantirá a confiabilidade do fornecimento e o desempenho durante a vigência do contrato de compra de energia (PPA) da empresa, que vai até o final de 2026.

Como parte do acordo, serão até 4.000 horas de testes com o motor Wärtsilä 32M ao longo de dois anos, a partir de abril de 2026. Inclusive, a empresa destaca que este pode ser o primeiro passo em um movimento mais amplo para o uso do etanol como fonte energética no Brasil. O governo federal já incluiu o etanol como opção de combustível no próximo leilão de capacidade deste ano.

De acordo com o cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050 da Agência Internacional de Energia, o uso global de biocombustíveis como o etanol deverá quase dobrar até 2030, passando de aproximadamente 700 TWh de geração elétrica (2,4% da geração total) em 2023 para cerca de 1.250 TWh (3,2%) até 2030.

A bioenergia, aponta a empresa em seu comunicado, pode fornecer energia despachável e com baixas emissões, complementando fontes renováveis intermitentes como a solar e a eólica.

“O teste reforça o compromisso da Wärtsilä em desenvolver motores preparados para o futuro, capazes de operar com uma variedade de combustíveis sustentáveis, viabilizando a transição energética com o menor custo e impacto ambiental. Essa iniciativa faz parte do programa WISE (Wide and Intelligent Sustainable Energy), liderado pela Wärtsilä e cofinanciado pela Business Finland, agência oficial do governo finlandês para comércio, investimentos e inovação”, diz o comunicado.