Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A estatal de inteligência em governo digital Serpro anunciou o Pregão Eletrônico Nº 90257/2025 para contratar uma empresa comercializadora varejista para o fornecimento e gestão de energia elétrica no mercado livre. A licitação será realizada no dia 8 de abril de 2025, a partir das 9 horas, por meio do Portal de Compras.

A transição para o ambiente de livre contratação permitirá a aquisição de energia elétrica de fontes renováveis e certificadas. Entre os principais benefícios da medida está a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e a otimização dos custos com energia, contribuindo para a meta de margem líquida de 15,5%.

Desde 2017 o Serpro vem estudando a migração, tendo contratado consultoria especializada para mapear oportunidades e assessorar o processo. Estudos indicaram ganhos financeiros e estratégicos, levando à aprovação da transição de algumas regionais para o mercado livre. No entanto, variações no consumo e oscilações de preços exigiram ajustes no cronograma de implementação. Atualmente, cerca de 60% das emissões de GEE da entidade são provenientes do consumo de eletricidade nas regionais.

Com a estabilização do cenário e a saída do Serpro do Programa Nacional de Desestatização (PND), um novo estudo foi realizado para viabilizar a transição completa para o ACL. A contratação trará redução de custos, previsibilidade e segurança no fornecimento de energia, garantindo também que o consumo da empresa esteja alinhado às melhores práticas ambientais e de responsabilidade corporativa.