A Auren Energia e a Minasligas firmaram um acordo de 15 anos para autoprodução de energia renovável a partir do parque fotovoltaico Sol de Jaíba, no Norte de Minas Gerais. A parceria garantirá o fornecimento de energia para a unidade fabril da Minasligas em Pirapora (MG) e inclui a oferta de I-REC, certificado que atesta a origem sustentável da geração.

O negócio estabelece um contrato em regime de autoprodução por equiparação (APE), em que a Minasligas passa a fazer parte da estrutura societária da Auren para exploração dos ativos renováveis. Para 2025, o fornecimento será de 22MW médios e, a partir de 2026, o volume será de 33MW médios até 2040. Atualmente, todos os contratos comerciais do complexo fotovoltaico Sol de Jaíba são vinculados ao modelo de negócio de autoprodução de energia para grandes indústrias nacionais. Em operação comercial desde setembro de 2024, com 629 MWac, o parque tem a capacidade de gerar energia limpa equivalente ao consumo de mais de um milhão de habitantes e contou com um investimento de R$ 2,1 bilhões.

De acordo com o diretor de comercialização da Auren, Eduardo Diniz, a expansão do modelo de negócio é resultado de um processo de transformação do mercado na busca por práticas mais sustentáveis para agregar valor à cadeia de negócios. A cooperação entre as empresas para autoprodução de energia oferece um conjunto de vantagens que incluem maior segurança energética, o aumento da competitividade comercial e a eficiência da gestão do portfólio, por meio da previsão dos custos da escala operacional.

Para a Minasligas, a sociedade com a Auren está alinhada aos pilares ESG e reforça o compromisso com a sustentabilidade ao adotar um modelo de negócio pautado pela responsabilidade socioambiental e pela eficiência operacional, garantindo suprimento de energia renovável a longo prazo e com custo competitivo.