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As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) alcançaram 14.380 unidades em março de 2025. No primeiro trimestre, as vendas foram de 39.924 eletrificados. Na comparação com fevereiro (16.237), março teve um crescimento de 10%. Já em relação a março de 2024 (13.613), o aumento é maior e alcança 31,5%. O destaque do mês entre os eletrificados continuam sendo os modelos PHEV (híbridos plug-in), que lideraram as vendas com 6.944 veículos, e uma participação nesse mercado de 48%. É o melhor desempenho mensal do ano até o momento, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com a ABVE, os veículos 100% elétricos (BEV) foram responsáveis por 4.801 emplacamentos, com uma participação de 33,4% do total de eletrificados. O avanço dos elétricos plug-in reflete a atual fase em que se encontra a eletromobilidade no país. O mercado ainda não está totalmente amadurecido para os BEV 100% elétricos, mas se consolida para modelos que conjugam combustão e eletrificação (híbridos PHEV). Estes apresentam-se ao consumidor como uma alternativa viável de autonomia, diante dos desafios de infraestrutura de recarga.
Os 39.924 eletrificados vendidos nos três primeiros meses de 2025 representam um crescimento de 10,6% sobre o mesmo período de 2024 (36.090). É importante destacar que, até o final de 2024, os veículos micro-híbridos (MHEV 12v e MHEV 48v) ainda eram incluídos no total de eletrificados da ABVE Data. No entanto, em janeiro de 2025 essa metodologia foi revista pela ABVE, que passou a classificar como eletrificado apenas os BEV 100% elétricos, os híbridos plug-in (PHEV), e os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV flex). Os MHEV começaram a ser contabilizados à parte.
Outro fator importante para o avanço do setor foi a expansão da infraestrutura de recarga. Em março de 2024, o Brasil contava com 7.758 eletropostos. Já em fevereiro de 2025, esse número saltou para 14.827, um aumento expressivo de 91,11%. Isso indica que a rede de recarga praticamente dobrou de tamanho em um ano, ampliando significativamente sua capacidade de atendimento ao usuário de veículo elétrico plug-in.
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