Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Ecoenel, programa de sustentabilidade da Enel São Paulo, reverteu 2,3 mil toneladas de resíduos em mais de R$ 700 mil em bônus na conta de luz de 2,7 mil clientes, em 2024. Moradores dos 24 municípios da Região Metropolitana, incluindo a capital, participaram da iniciativa, que oferece descontos na fatura de energia em troca de materiais recicláveis. Atualmente, há nove ecopontos espalhados pela área de concessão da distribuidora.

Com o volume de resíduos recolhidos, a Enel SP evitou a emissão de 8,3 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera e contribuiu para a preservação de 21,4 mil árvores, por meio da reciclagem de papel. A ação também gerou uma economia estimada de 10,2 mil MWh de energia, o equivalente ao consumo médio mensal de 5.040 famílias. Apenas 58,5% dos resíduos sólidos urbanos gerados em 2023 tiveram destinação ambientalmente adequada, segundo o estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024”, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

Para participar do Ecoenel, basta apresentar a conta de energia em um dos sete pontos de coleta e realizar o cadastro. Em seguida, os clientes podem levar os resíduos pré-separados para serem pesados e convertidos em bônus. O valor do crédito é calculado com base no peso, unidade ou litro dos materiais e é creditado automaticamente na conta de energia. Se o bônus ultrapassar o valor total da fatura, o saldo restante é transferido para a fatura seguinte. O cliente também tem a opção de destinar o bônus na conta de energia a alguma instituição social de sua preferência.

 

Enel SP investe R$ 4 mi em modernização no Hospital das Clínicas da USP