fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) assinou um contrato com a Engie Brasil para desenvolver soluções tecnológicas avançadas no monitoramento de perdas por fuga de corrente elétrica, um dos desafios em sistemas de geração. Segundo a empresa, a tecnologia desenvolvida permitirá ganhos operacionais expressivos, além de maior segurança para usinas e plantas industriais.
O dispositivo em desenvolvimento tem como objetivo identificar fuga de energia com maior precisão e agilidade. A tecnologia se assemelha, por analogia, a um rastreamento hidráulico: ao injetar uma corrente no sistema, é possível acompanhar seu trajeto usando um amperímetro. A solução busca proporcionar um diagnóstico preciso de falhas invisíveis nos sistemas elétricos, evitando curtos-circuitos, desligamentos e danos a equipamentos.
O projeto nasceu há cinco anos após uma falha que expôs a limitação dos instrumentos disponíveis no mercado. A partir daí, a Engie Brasil desenvolveu um protótipo internamente. Agora, com o suporte da Unidade Embrapii Certi, a iniciativa será aprimorada e escalada para uso comercial.
A assinatura do contrato simboliza o início de uma nova fase para a Embrapii, que passou a incluir CNAEs do setor elétrico em seu escopo em 2023. A mudança permite que empresas e startups do setor tenham acesso direto a recursos financeiros e à expertise das Unidades Embrapii para desenvolver soluções em energias renováveis e tecnologias sustentáveis.