fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Isa Energia encerrou a temporada de verão reportando um balanço positivo da operação do sistema elétrico no litoral paulista. Segundo a empresa, mesmo diante do aumento expressivo da carga, impulsionado pelo fluxo intenso de turistas e por sucessivas ondas de calor, a companhia informa ter assegurado a confiabilidade do fornecimento de energia sem a necessidade de acionamento do seu plano de contingência.
Um dos destaques foi a atuação do Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) em larga escala, instalado na subestação de Registro. O recurso desempenhou um papel essencial na estabilização da rede elétrica, reduzindo o carregamento da linha de transmissão de 138 kV Embu Guaçu-Mongaguá nos horários de maior consumo e assegurando a operação segura do sistema.
De acordo com a transmissora, o BESS foi despachado diariamente nos horários de pico entre 28 de fevereiro e 5 de março, reforçando a confiabilidade em meio a temperaturas ultrapassando os 32º, acompanhada da presença de mais de 3 milhões de turistas nas praias do litoral sul. Desde que foi energizado, em novembro de 2022, o sistema tem sido um aliado estratégico na gestão operacional nas temporadas de verão.
Durante os períodos críticos, como Natal, Réveillon e Carnaval, a demanda de energia na região aumenta significativamente, com essa temporada registrando picos de 27% na semana de festas de fim de ano e 15% no Carnaval, na comparação anual. A empresa estima ainda que mais de 9 milhões de pessoas estiveram na região durante o período.
Além da SE com baterias, o resultado é atribuído um plano de manutenção robusto e antecipado, que contou com a dedicação de equipes, reforço de infraestrutura, como helicópteros, inspeções terrestres, técnicas avançadas de manutenção em regime energizado (realizadas sem a necessidade de desligamento da rede, evitando impactos à sociedade), além de tecnologias de monitoramento do Centro de Operação de Transmissão (COT) da companhia, proporcionando uma temporada sem interrupções no fornecimento de energia. A transmissora aplicou mais de R$ 200 milhões para o cumprimento do plano, com inspeções e manutenções estratégicas em 23 subestações e a substituição de mais de 400 equipamentos.