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A Pro Energia, empresa de assinatura de energia solar, está expandindo sua atuação para três regiões do país: Sudeste, Sul e Nordeste. Fundada há pouco mais de um ano em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a companhia visa fornecer energia limpa para pequenas e médias empresas, instalando plantas fotovoltaicas nos telhados ou terrenos dos clientes, resultando em economia de até 20% na conta de luz.

A iniciativa inclui o desenvolvimento de uma inteligência artificial projetada para monitorar e gerar relatórios detalhados sobre o desempenho das usinas solares, garantindo eficiência e controle total sobre a geração de energia de acordo com a necessidade de cada cliente. Atualmente a empresa é responsável pela produção de 10% da energia limpa local na região.

A maioria dos clientes da Pro Energia é composta por pequenas e médias empresas (PMEs), principalmente comércios como restaurantes e padarias, com um consumo médio de R$10 a 15 mil por mês em cada unidade consumidora. Esses clientes não precisam investir na instalação do sistema fotovoltaico, pois os custos são cobertos pela empresa. Além das PMEs, a Pro Energia também atende grandes empresas que possuem faturas no grupo B (baixa tensão), como a Concrelagos, que possui mais de 60 usinas de concreto espalhadas pelo Brasil.

Instalação de placas fotovoltaicas em telhado (Divulgação: Pro Energia)

De acordo com Marcelo Maturano, CEO da Pro Energia, essa redução de custos ocorre principalmente pela diminuição das contas de energia elétrica. Como a empresa passa a gerar sua própria energia, ela depende menos da rede pública e consegue diminuir as tarifas. “O modelo de autoconsumo propõe autonomia em relação às alterações nos preços da energia elétrica. Isso significa maior previsibilidade nos custos operacionais”, explica. O CEO destacou ainda que os clientes recebem duas faturas: uma da concessionária, cobrando a tarifa mínima e impostos, e outra da empresa, demonstrando a economia obtida com o serviço.

No modelo de autoconsumo, a empresa instala painéis solares para gerar energia própria, que pode ser consumida localmente ou distribuída entre diferentes unidades consumidoras. Após o encerramento do contrato, que requer uma fidelidade de 5 anos, o cliente tem a possibilidade de continuar com o sistema, em parceria com a empresa; solicitar o desligamento e retirada dos painéis, sem custos adicionais; ou mesmo adquirir a usina e se tornar o responsável por ela, sem manter qualquer vínculo com a Pro Energia.

“A gente coloca sempre no contrato um preço caso o cliente queira adquirir o sistema, com isso, ele deixará de economizar 20% e passa a economizar 90%. Já temos um preço estabelecido da usina. Então, às vezes, o cliente tem um dinheiro que sobrou, vendeu um terreno ou enfim, o negócio deu um bom lucro, ele pode conversar com a gente, comprar a usina e aí fica sob a responsabilidade dele dali em diante. Nosso relacionamento, se tiver manutenção em tudo, é como se fosse uma compra de varejo”, apontou Maturano.

Para 2025, os planos são ampliar a atuação da empresa para todas as regiões do país, com foco no mercado B2B. “Nossa meta é atingir um faturamento de R$1 milhão por mês até o final do ano, gerando uma economia média de 15% a 20% para os nossos clientes”, explica.