fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Norfund, instituição financeira de desenvolvimento da Noruega, aumentou seu investimento na empresa de energia solar Erco Energia com um empréstimo subordinado de US$ 20 milhões. Com um investimento total de US$ 50 milhões destinados à expansão e ao desenvolvimento de projetos solares, a movimentação financeira representa um fortalecimento significativo da estrutura financeira da empresa investida e um impulso para a expansão na América Latina.
Fundada em 2012 na Colômbia, a empresa teve sua origem baseada no desenvolvimento, construção e operação de projetos solares, diversificando seu portfólio graças ao seu crescimento ao longo dos anos. A presença no Brasil vem desde 2022 como comercializadora de energia no mercado livre, oferecendo soluções sustentáveis, competitivas e transparentes para empresas conectadas a redes de média tensão.
Para Vitor Piva, Diretor Executivo da Erco no Brasil, o investimento chega em um momento oportuno e alinhado aos objetivos de expansão que a companhia possui para o país. Para ele, o investimento do Norfund chega para consolidar a atuação no território brasileiro e ampliá-la, além de potencializar a capacidade de entregar boas soluções de energia para diferentes empreendimentos e reforçar a posição de ser voltada para o fortalecimento sustentável e robusto de países emergentes.
Ainda de acordo com o executivo, a intenção é utilizar o investimento para aprimorar a atuação, a fim de garantir transparência e eficiência para empreendedores através da comercialização livre de energia, livrando-os de vínculos com distribuidoras e estimulando princípios de sustentabilidade nos negócios.
Com mais de 12 anos de experiência, a companhia já desenvolveu projetos que somam mais de 323 MW, desde instalações de pequena escala até grandes usinas solares, e pretende alcançar 1 GW de capacidade instalada até 2030.