Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Hospital Municipal de Paulínia passou a contar neste mês com um sistema próprio de geração de energia solar e automação da central de abastecimento de água gelada. Com um investimento total de R$ 4,9 milhões da CPFL Paulista, as ações fazem parte do programa CPFL nos Hospitais, mantido por meio do Programa de Eficiência Energética da Aneel.

Segundo a CPFL Paulista, a economia de energia alcançada pelo Hospital Municipal poderá contribuir para a melhoria da estrutura e dos serviços de saúde oferecidos à população de Paulínia e região pela administração pública. O projeto incluiu a automação da central de abastecimento de água gelada, composta por quatro chillers e seis bombas que operam 24 horas por dia. O sistema passou a ser controlado por sensores e uma plataforma digital, aumentando a eficiência energética.

A usina solar fotovoltaica, instalada no telhado do hospital, tem potência de 873,2 kWp e já está em operação, contribuindo com a geração própria de energia limpa e reforçando o abastecimento da unidade. Com a entrega do projeto, a economia anual estimada é de 2.430 MWh, o suficiente para abastecer cerca de 1.025 residências por mês. O impacto ambiental também é positivo: cerca de 132,4 toneladas de CO₂ deixarão de ser emitidas por ano, o equivalente ao plantio de 794 árvores.

 

CPFL Paulista prevê investir R$ 10,2 bi nos próximos cinco anos