Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) publicou o plano de trabalho do Grupo de Trabalho Cortes de Geração para receber contribuições até 25 de abril de 2025, através do e-mail snee@mme.gov.br. Segundo o governo, a disponibilização do plano em consulta não posterga o desenvolvimento das atividades já previstas, que vêm sendo avaliadas e deliberadas pelo CMSE, incluindo medidas com repercussão já no curto prazo.

O Grupo de Trabalho Cortes de Geração foi constituído durante a 302ª Reunião Extraordinária do CMSE, com o objetivo de realizar diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar os cortes de geração. Ao longo de dez reuniões, foram discutidas ações de curto, médio e longo prazo, contando com a participação de associações setoriais.

Para a construção do plano, foram ouvidos representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), da Abrace Energia e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel).

CMSE autoriza medidas para aumentar escoamento de energia renovável do NE

CMSE aprova GT para avaliar medidas de mitigação de cortes de geração