Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Light está promovendo uma grande transformação digital e, como parte desse processo, está abrindo vagas para profissionais das áreas de tecnologia da informação (TI) e negócios. As oportunidades, para os cargos de Especialista de TI (10 vagas) e Analista de Sistemas Sênior (13 vagas), refletem os investimentos da empresa em soluções de ponta, como Sistema de Informação Geográfica (GIS), monitoramento, controle e gestão de rede elétrica (ADMS/SCADA) e SAP, visando excelência operacional e liderança tecnológica até 2025.

Para se candidatar às vagas em aberto, os candidatos precisam ter nível superior completo, conhecimento nos cargos pretendidos e disponibilidade para trabalho presencial no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo link https://talentoslight.gupy.io/

Segundo Ângelo Coelho, Diretor de Tecnologia da Light, o objetivo vai além da simples contratação. “As novas vagas são só um pretexto para mostrar o quanto estamos comprometidos em oferecer uma melhor experiência para o cliente e modernizar internamente todos os nossos processos”, afirma.

A empresa está investindo fortemente em sistemas que melhoram o relacionamento com o consumidor. Um exemplo é o atendimento via WhatsApp, que permite a emissão de segunda via de contas, troca de titularidade e outros serviços. “Queremos proporcionar uma jornada digital mais simples, rápida e eficiente. Por isso, estamos reformulando nosso aplicativo e integrando tecnologias que reduzam o número de cliques do usuário para resolver seus problemas”, explica Coelho.

Outro foco da transformação digital da distribuidora é o campo operacional. A companhia está implementando um sistema de gestão de obras com georreferenciamento, que permitirá distribuir técnicos de maneira mais ágil e estratégica, melhorando o tempo de resposta a ocorrências como quedas de energia, furtos de cabos e tempestades.

Segurança cibernética como prioridade

A segurança da informação também ganhou protagonismo na nova fase da companhia. Ao assumir a área de Tecnologia, Coelho priorizou a internalização de 100% da equipe responsável pela área, que antes era terceirizada. “Nosso maior ativo são os dados dos nossos clientes e nossos sistemas. Hoje, operamos com um time próprio, 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando ameaças tanto no ambiente de TI quanto no de OT (tecnologia operacional da rede elétrica)”, destaca.

A Light também investiu em sistemas de proteção e detecção capazes de reagir rapidamente a qualquer tipo de ataque. “O plano de detecção que temos hoje nos permite agir de forma imediata. A combinação entre TI e OT é extremamente poderosa e exige um alto nível de segurança”, completa. A previsão da companhia é que o processo de transformação digital se estenda pelos próximos dois a três anos.

 

Vulnerabilidade em tecnologias pode facilitar ataques cibernéticos no setor elétrico