fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O mercado de fusões e aquisições do setor fotovoltaico manteve o ritmo de aceleração nos três primeiros meses de 2025, com 15 novas transações monitoradas, um crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Greener.
A geração centralizada protagonizou 7 das 8 transações envolvendo usinas, mais que o dobro do registrado no primeiro trimestre de 2024. No total, foram negociadas 42 usinas de GC e GD, acumulando 1,1 GWp de potência.
O levantamento mostrou que empresas representaram 47% das transações, valor que já corresponde a quase metade de todas as operações nesse segmento ao longo de 2024. Destaque também para um novo momento do mercado, marcado por transações com motivações cada vez mais estratégicas.
Ainda de acordo com o levantamento, 43% das transações entre empresas são aquisições de companhias de serviços de energia, como automação, monitoramento, infraestrutura, smart grid e IoT (Internet das Coisas). Sobre o perfil das investidoras, 58% atuam com geração e/ou comercialização de energia.