Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Enel SP realizou um levantamento que apontou o aumento no número de colisões contra postes da rede elétrica no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e março deste ano foram registrados 154 casos, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 135 colisões.

Em 2024, ao longo de todo o ano, foram contabilizadas 549 colisões contra postes na área de concessão da distribuidora, com a cidade de São Paulo liderando o ranking, registrando 376 ocorrências. O ranking das cinco cidades com mais casos é composto por Osasco (28 casos), São Bernardo do Campo (22). Santo André (19) e Cotia (13). O número do ano foi 9,8% maior que o do anos de 2023, quando ocorreram 500 colisões em postes

Segundo a companhia, os dados preocupam, pois os impactos dessas ocorrências vão além dos danos à infraestrutura elétrica. Cada batida pode causar interrupções no fornecimento de energia e representar riscos à segurança de motoristas e pedestres. A Enel reforça a importância de medidas preventivas para a redução desses incidentes, incluindo a conscientização sobre direção segura e respeito às leis de trânsito.

Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe imediatamente ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada pela ocorrência. A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

 

Colisão em postes aumenta 98% em 2024, aponta Equatorial Piauí