fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Ministério de Minas e Energia reconheceu a viabilidade da conexão do Data Center Santa Bárbara, da empresa BEP Trading Ltda., à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 17 de abril, no Diário Oficial da União, em portaria assinada pelo Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral.
Localizado no município de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, o empreendimento atendeu aos critérios de mínimo custo global de interligação e reforço nas redes e está compatível com o planejamento da expansão do setor elétrico para um horizonte mínimo de cinco anos. A conexão à Rede Básica envolverá a construção de diversas estruturas de transmissão. Entre elas, estão:
– Uma linha de transmissão radial em 440 kV, com cerca de 3 km de extensão, ligando a Subestação Santa Bárbara D’Oeste à nova Subestação DC Santa Bárbara;
– Duas entradas de linha na Subestação Santa Bárbara D’Oeste, atualmente sob concessão da ISA Energia Brasil S.A.;
– Um novo pátio de transformação na Subestação DC Santa Bárbara, incluindo barramento em arranjo anel de 440 kV.
As obras devem seguir os padrões da Aneel e os Procedimentos de Rede atualizados, além das especificações da concessionária responsável. A portaria ainda determina que o acesso só poderá ocorrer após a emissão de parecer técnico do Operador Nacional do Sistema Elétrico e de autorização formal por parte da Aneel.
Todas as instalações previstas devem constar em contrato de uso do sistema de transmissão (CUST) vigente até o dia 31 de dezembro de 2033. Caso essa condição não seja cumprida, a autorização poderá ser revogada.