Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, anunciou uma parceria com o Grupo Equatorial para aprimorar o acesso à energia no Brasil, melhorar a confiabilidade do sistema e reduzir os impactos ambientais em meio à crescente demanda por energia no país. Será por meio de um empréstimo de até US$ 250 milhões para o grupo  brasileiro, cujos recursos serão utilizado por uma ou mais de suas subsidiárias da holding elétrica.

O primeiro empréstimo foi concedido em 28 de março e consiste em uma linha verde de até US$ 100 milhões, com recursos próprios da IFC, para a Equatorial Alagoas. Pelo menos outra operação dessa natureza deverá ser efetuada até o final de 2025, para uma subsidiária a ser definida.

O Grupo Banco Mundial estima que a redução da lacuna de infraestrutura e a conquista das metas de desenvolvimento de 2022 a 2030 requerem 3,7% do PIB anualmente e apoio da IFC a empresas privadas de infraestrutura por meio de investimentos impactantes é crucial para suprir essa lacuna. E destaca que o setor de distribuição de eletricidade é fundamental para garantir o acesso à energia a preços acessíveis, a confiabilidade do sistema e a redução dos impactos ambientais e de desastres.

O investimento irá melhorar a qualidade do serviço e as operações da Equatorial Alagoas, o que contribuirá para o aumento da inclusão econômica, já que pelo menos 50% dos beneficiários das melhorias de qualidade associadas ao investimento de capital da empresa são pessoas de baixa renda.