Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Um novo relatório global de energia eólica do GWEC, divulgado hoje, 23 de abril, mostra que 2024 foi um ano recorde para novas capacidades, com 117 GW de energia eólica instalada em todo o mundo. No entanto, o GWEC alertou para a instabilidade política em alguns mercados e defendeu melhorias nos processos de licenciamento, transmissão e leilões.

O GWEC apontou que, embora 2024 tenha sido outro ano recorde para as instalações eólicas, os números principais mascaram grandes disparidades em termos de ritmo de implantação nos mercados globais, com a maior parte das instalações ocorrendo em um pequeno número de mercados maduros importantes, incluindo China e Europa.

Para o CEO da GWEC, Ben Backwell, enquanto a energia eólica continua a impulsionar investimentos e empregos, melhorar a segurança energética e reduzir os custos do consumidor, estamos vendo um ambiente político mais volátil em algumas partes do mundo, incluindo ataques ideologicamente motivados à energia eólica e às energias renováveis e a interrupção de projetos em construção, ameaçando a certeza do investimento.

Ele acrescentou que o fomento agressivo das guerras tarifárias adiciona mais incerteza às decisões de investimento internacional e ameaça interromper as cadeias de suprimentos internacionais das quais a indústria eólica depende. “Os custos totais em nossa indústria da ampla gama de tarifas declaradas e ameaçadas que vimos – tanto gerais quanto em commodities específicas, como o aço – ainda não foram totalmente calculados”, disse.

Regiões

O relatório global de 2025 inclui dados de todas as regiões do mundo. O crescimento do ano passado – 109 GW de nova energia eólica onshore e 8 GW de offshore – eleva a capacidade acumulada global de energia eólica para 1.136 GW, espalhados por todos os continentes, com 55 países instalando turbinas eólicas no ano passado.

Em 2024, a China liderou o caminho para novas instalações à frente dos EUA, seguida pela Alemanha e Índia, respectivamente, com o Brasil completando o Top 5. Esses mesmos cinco mercados agora compõem os cinco primeiros em instalações totais, no final de 2024, com o Brasil ultrapassando a Espanha.

Segundo o GWEC, houve crescimento recorde também em outras regiões. A região da Ásia-Pacífico registrou uma taxa de crescimento de 7% em relação ao ano anterior, enquanto a África e o Oriente Médio tiveram uma taxa de crescimento de 107% em relação ao ano anterior, graças à instalação de 794 MW no Egito e Arábia Saudita em 390 MW. A América do Norte, a América Latina e a Europa experimentaram um declínio nas novas instalações em comparação com 2023.

Mais capacidade de energia eólica até 2030

O relatório prevê uma taxa média composta de crescimento de 8,8% para a indústria eólica, o que significa mais 981 GW de capacidade de energia eólica em todo o mundo até 2030. O serviço de Inteligência de Mercado do GWEC vê anos recordes consecutivos até 2030, com 138 GW de nova capacidade em 2025, 140 GW em 2026, 160 GW em 2027, 167 em 2028 e um salto em 2029 e 2030 para 183 GW e 194 GW, respectivamente.

No ano passado, o volume total de energia eólica onshore concedido em leilões e outros mecanismos de aquisição dobrou (excluindo a China). Na Europa, o volume total de energia eólica onshore concedido foi de 17 GW, 24% maior que em 2023. Isso se deveu principalmente ao fato de a capacidade eólica onshore concedida na Alemanha atingir 11 GW, 72% (ou 4,6 GW) maior do que no ano anterior.

Esses números são globalmente significativos, mas as instalações podem acelerar ainda mais com as estruturas de políticas corretas, especialmente com melhores estruturas de licenciamento e leilão que reduzem o risco do investidor por meio de instrumentos como CfDs de dupla face.

A chave para essa previsão é a energia eólica offshore, destacada por um ano recorde para leilões em 2024. Um total de 56,3 GW de capacidade eólica offshore foi concedido em todo o mundo no ano passado. A Europa liderou o caminho, com 23,2 GW concedidos na Europa e 17,4 GW na China. Uma próxima onda de mercados também teve anos marcantes, com a Coreia do Sul concedendo 3,3 GW, Taiwan (China) 2,7 GW e Japão 1,4 GW.

A previsão do GWEC para 2025-2030 prevê que a energia eólica offshore aumente de 16 GW em 2025 para 34 GW, com o offshore passando de 11,8% da nova capacidade para 17,5% da nova capacidade até o final da década.