fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A BBCE apresentou mais uma forma de negociar energia no mercado livre. A nova funcionalidade, BBCE RFQ, é uma solução que já existe no mercado internacional e no Brasil para negociação de diversos ativos, inclusive outras commodities. E vem agora para atender uma dor do setor elétrico, que é contar com um ambiente líquido, seguro e com boas práticas para lançar as requisições de cotação.
De acordo com o diretor executivo Comercial, de Produtos, Comunicação Externa e Marketing da BBCE, Eduardo Rossetti, além de contar com a segurança de um Termo de Confirmação elaborado com a expertise e compliance da plataforma, as empresas que solicitarem cotações com essa aplicação devem contar com a praticidade dos negócios em um único ambiente.
Outro grande diferencial reportado sobre a BBCE RFQ é a capilaridade da BBCE, que conta com mais de 200 clientes e somente mês passado contribuiu à negociação de mais de R$ 10 bilhões. “Alguns gestores têm sua própria plataforma própria, mas a grande maioria utiliza e-mail ou Whatsapp e, como resultado, possuem fluxos operacionais pouco eficientes, o que faz da nossa solução uma aliada nas etapas do dia a dia”, explica Rosseti.
A novidade está disponível para clientes da BBCE desde o começo do mês e agora gestoras não usuárias da funcionalidade de negociação em tela também poderão experimentar. Os produtos são resultado de pesquisa e desenvolvimento em parceria com o mercado, testada e aprovada por diferentes perfis de gestoras em 2024 e sob medida para cotações de compra ou de venda de energia. “Estamos em soft opening com clientes atuais e novos para incentivar o uso da plataforma”, complementa o executivo.
Para as empresas que não negociam em tela, mas querem ter apenas acesso à BBCE RFQ, a companhia desenvolveu planos de serviços para essa audiência com preços competitivos e com o diferencial de terem acesso às informações de preços da BBCE Curva Forward, única referência de valores de energia calculada prioritariamente com base em negócios reais. Nesse primeiro momento será oferecida a cotação de curto prazo. Mas a previsão é, ainda nesse trimestre, trazer a possibilidade do longo prazo e mais funcionalidades.
BBCE registra avanço de 51,2% no volume financeiro negociado em março